top of page
the-history-of-women-and-golf.jpg

A história das mulheres e do golfe - retrospectiva

O golfe é um jogo jogado e amado por muitas gerações. Sua história é enriquecida por grandes histórias, triunfos e perseverança. Mas a história das mulheres e do golfe nunca parece receber toda a atenção que merece.

 

Até hoje, o golfe ainda nos traz novas vitórias que sempre lembraremos, ... como a US Ryder Cup Team 2016 "retomando a copa" com a torcida totalmente engajada, ou Danny Willett vencendo o Masters e a "jaqueta verde" para o primeira vez. Agora é a vez das mulheres!

 

Nosso amor pelo jogo também deve ser compartilhado com uma apreciação por ele também.

 

Como mulher golfista, passei a admirar aqueles que tornaram possível para mim jogar golfe em primeiro lugar. As raízes históricas do jogo me fazem perceber o quão longe as mulheres chegaram não só no golfe, mas também em serem reconhecidas como uma lenda por isso.

Há uma longa lista de marcos que ressoaram no jogo de golfe para mulheres. Como parte da divulgação da história deste grande esporte, irei destacar alguns dos eventos mais importantes que moldaram o jogo e o tornaram um esporte que passou a ser amado e praticado por homens e mulheres.

A escritora e golfista Nancy Berkley descreve os momentos mais influentes na história do golfe feminino que moldaram seu caminho e deram ao golfe o status que ele é hoje.

 

Do começo ao presente: o caso de amor para mulheres e golfe

 

 

Os primeiros vestígios de jogadoras de golfe remontam ao século 16, na Escócia, onde o jogo de golfe se originou. O primeiro jogador de golfe entre as mulheres foi em 1500, quando Mary, a Rainha da Escócia, se tornou uma jogadora ávida. Foi em seu tempo como Rainha que o lendário campo de golfe, St. Andrews, foi construído. Corria o boato de que a rainha gostava mais do jogo do que de cumprir seus deveres reais (Berkley, 2001).

 

 

Embora o início do golfe tenha começado anos antes, foi apenas no final do século 19 que o primeiro Ladies Club foi estabelecido em St. Andrews. Anos mais tarde, o primeiro campo de golfe que graciosamente abriu suas portas para as mulheres foi o Shinnaecock Hills Golf Club em Long Island, em 1891.

 

No início do século 20, uma série de eventos ocorreram que foram fundamentais para moldar o jogo de golfe que conhecemos hoje para as mulheres. Figuras conhecidas prepararam o terreno para as futuras jogadoras de golfe, bem como foram as pioneiras na criação da agora estabelecida entidade LPGA.

 

1930-1950: Lendas do golfe feminino, Patty Berg e Babe Zaharias ganham as manchetes com seus sucessos no golfe.

 

Patty Berg teve 63 vitórias profissionais, incluindo 15 campeonatos de grandes torneios ao longo de sua carreira profissional. Mesmo depois de se recuperar de uma lesão no joelho devido a um acidente de carro em 1941, Berg foi capaz de se recuperar totalmente e jogar profissionalmente até 1962, onde venceu o Muskogee Civitan Open.

O ex-medalhista de ouro olímpico de atletismo, Mildred “Babe” Zaharias, detém 10 títulos do campeonato Major LPGA e um total de 82 vitórias em torneios. Zaharias também foi uma das poucas mulheres a competir em um torneio da PGA com os homens. Por Zaharias, ela competiu no PGA Los Angeles Open em 1938, onde só perdeu o corte por três tacadas, com um 84. Zaharias teve o primeiro grand slam da carreira, vencendo os três principais campeonatos da época: US Open, o campeonato campeão e o Women's Western Open.

 

1950 - A LPGA é formada, estabelecendo o órgão oficial de gestão do golfe feminino. Um total de 13 jogadoras de golfe fundaram o LPGA: Alice Bauer, Patty Berg, Betty Danoff, Helen Dettweiler, Marlene Bauer Hagge, Helen Hicks, Opal Hill, Betty Jameson, Sally Sessions, Marilynn Smith, Shirley Spork, Louise Suggs e Babe Zaharias .

 

1961 - Mickey Wright e Barbara Romack derrotaram Arnold Palmer e Dow Finsterwald em um campo de par 3 em Las Vegas. Nenhuma vantagem foi dada às senhoras, já que as quatro rebatidas com as mesmas camisetas.

 

“Em 1961, a CBS organizou um evento chamado Golfing Battle of the Sexes, apresentando Dow Finsterwald e Arnold Palmer contra Mickey Wright e Barbara Romack em um campo de par 3 de 18 buracos, configurado no campo Desert Inn em Las Vegas. As senhoras ganharam.  Arnold ameaçou não ir ao evento do Tour da semana seguinte, o Colonial, por medo de ser ridicularizado em Fort Worth. ”

1972 - A primeira quantia de seis dígitos de $ 110.000 é lançada no LPGA tour sob o torneio Colgate-Dinah Shore Major. O torneio ainda acontece hoje e é chamado de inspiração ANA.

 

1977 - O PGA Tour of America vota para aceitar todos os membros femininos, enquanto a profissional de golfe Nancy Lopez dá ao torneio um impulso de popularidade ao vencer cinco torneios consecutivos em 1978.

 

1981 - Kathy Withworth quebra dois recordes: A maior receita para uma mulher de golfe (mais de $ 1 milhão) e o recorde de mais vitórias em torneios LPGA com 83 campeonatos em seu currículo. O recorde anterior era detido por Mickey Wright, que obteve 82 vitórias em torneios LPGA. Withworth vencerá 88 torneios em 1985, o maior número de vitórias em torneios para homens e mulheres na época.

 

Com a aproximação da década de 1990, tornou-se uma era crucial que marcou muitas conquistas dentro da arena de golfe feminino.

 

1990 - É lançada a Solheim Cup (versão feminina da Ryder Cup). Este evento ainda é disputado até hoje; a Copa Solheim 2017 acontecerá Des Moines Golf and Country Club.

 

A Fundação LPGA foi criada em 1991 para promover programas de golfe juvenil e bolsas de estudo para mulheres jovens. A Fundação LPGA ainda existe até hoje e tem ajudado a aumentar o jogo de golfe entre as meninas exponencialmente com seus programas inovadores.

 

Em 1992, a Susan B. Koman Breast Cancer Foundation marcou o primeiro parceiro nacional de caridade da LPGA.

 

No final da década de 90, as Divisões de Ensino da LPGA registraram mais de 1.000 membros. O LPGA também embarcou na primeira série de televisão patrocinada no golfe feminino (sete torneios LPGA) que seria transmitida nos canais ESPN e ESPN2.

 

Na virada do século 21, certas jogadoras de golfe se tornaram figuras centrais no jogo.

 

2000 - Michelle Wie, na tenra idade de 10 anos, qualifica-se para um evento amador feminino.

 

2001 - Batalha de Big Horn entre Tiger Woods e Annika Sorenstam contra David Duvall e Karrie Webb. Aproveitando a explosão da popularidade do golfe, esses quatro jogadores de golfe poderosos jogaram juntos pela primeira vez no evento televisionado em horário nobre do Lincoln Financial Group. Sorenstam e Woods derrotaram Duvall e Webb depois de voltarem para forçar um playoff de morte súbita no 19º buraco.

2003 - Annika Sorenstam vai competir em um torneio PGA (um feito não disputado desde Babe Zaharias), mas não consegue disputar o torneio completo.

 

2012 - Augusta National Golf Course estende suas duas primeiras associações para mulheres - Condoleeza Rice e Darla Moore.

Pensamentos finais:

O caminho que se abriu para as jogadoras de golfe não foi fácil, pois se deparou com uma batalha injusta de discriminação e baixa visibilidade. Se a história nos ensinou alguma coisa, é valorizar aqueles que vieram antes de nós porque sua habilidade de jogar era mais difícil e menosprezada. Como jogador de golfe, sei que não posso dar como certa a minha chance de jogar em um campo de golfe, porque foi uma luta pela qual valia a pena lutar e nunca desistir.

 

(Nota: Na primavera de 2016, uma "parceria" foi formada entre a PGA & LPGA - isso deve trazer maior visibilidade ao esporte do golfe feminino)

 

Referências: https://ladiesgolfshoppe.com/the-history-of-women-and-golf-a-look-back

                                                                                             

history-of-womens-golf-1.jpg
history-of-womens-golf-2.jpg
babe-zaharias.jpg
Barbara-Romack-and-Mickey-Wright.jpeg
gettyimages-587870-2048x2048.jpg
bottom of page