top of page

O Golfe

Âncora 1

Introdução

O golfe é um esporte praticado ao ar livre, em um campo grande e gramado, com tacos e uma pequena bola. Os golfistas devem bater na bola com o taco, fazendo-a entrar em uma série de buracos; seu objetivo é concluir o percurso com o mínimo de tacadas possível.

Área do jogo e equipamento 

O campo de golfe padrão tem 18 buracos. A área de jogo para cada buraco varia de 90 a 550 metros de comprimento. O jogo começa em um ponto chamado área de saída (área do tee), que é um lugar plano e retangular, coberto de grama baixa. Em frente à área de saída fica o fairway (centro do campo), que se estende até uma área de grama bem aparada chamada green. Em cada green há um buraco que mede aproximadamente 10 centímetros de diâmetro.

A área de jogo de muitos buracos apresenta características que dificultam as tacadas. Esses obstáculos são conhecidos como áreas de azar (hazards) e incluem bunkers (bancas de areia), lagos e rios. Em ambos os lados do fairway fica o rough, uma área de grama alta, árvores e arbustos.

O golfista usa diversos tipos de tacos. Em uma das extremidades do taco fica a chamada cabeça, que é a parte que bate na bola. Os tacos são escolhidos de acordo com a jogada e com a distância a que a bola deve ser lançada.

A bola é pequena e rígida, normalmente branca e feita de borracha.

 

O jogo 

O jogo começa na área de saída, quando é dada a primeira tacada em direção ao buraco. O jogador tenta manter a bola no fairway e no green, evitando os obstáculos e o rough. Quando a bola alcança o green, o golfista usa um taco chamado putter para dar a tacada final em direção ao buraco. Cada vez em que a bola é lançada conta como uma tacada.

As competições de golfe mais comuns são as chamadas competições por tacadas (stroke-play): o jogador que emboca a bola dando o menor número de tacadas ao longo do percurso é o vencedor. Individualmente, os golfistas profissionais podem avaliar seu desempenho no jogo de acordo com um resultado padrão chamado par, que é o número de tacadas de que um bom jogador necessita para acertar um buraco.

 

História 

Acredita-se que o golfe tenha surgido nos Países Baixos e depois tenha sido levado para a Escócia, onde foi desenvolvido como se conhece modernamente. Os primeiros campos de golfe eram gramados que se mantinham aparados graças aos rebanhos de ovelhas que neles pastavam. Em 1744, surgiu na Escócia a primeira organização do esporte. Ali foram criadas as regras mais antigas de que se tem conhecimento.

No início, as bolas de golfe eram feitas de madeira. No século XVII, foram substituídas por bolas de couro com enchimento de penas. No século XIX, as bolas começaram a ser feitas de guta-percha, substância cinzenta semelhante à borracha, mas sem elasticidade, produzida por determinadas árvores. As bolas de borracha surgiram somente no século XX.

O golfe começou a ser conhecido mundialmente a partir da segunda metade do século XIX. Nessa época, os britânicos eram considerados os melhores golfistas. John Henry Taylor, Harry Vardon e James Braid foram os mais famosos entre eles. Na década de 1920, golfistas dos Estados Unidos começaram a ganhar notoriedade. Bobby Jones, Walter Hagen e Gene Sarazen destacaram-se na ocasião. Arnold Palmer, Jack Nicklaus e Tiger Woods tornaram-se estrelas mais recentemente. Patty Berg, Mickey Wright e Annika Sorenstam foram alguns dos destaques femininos. Em 2015, Lydia Ko, neozelandesa nascida na Coreia do Sul, alcançou o número 1 no ranking do esporte aos 17 anos, tornando-se a golfista mais jovem a conquistar essa posição.

O golfe chegou ao Brasil por meio de Seymour G. Marvin, em 1958. No Rio de Janeiro, Marvin, Oswaldo Aranha Filho e Carlos Borges criaram a Associação Brasileira de Golfe (ABG), que foi transferida para São Paulo em 1960. A instituição é composta por oito federações que representam diversas regiões do país. As equipes brasileiras femininas e masculinas têm participado de campeonatos locais e mundiais, conquistando importantes títulos.

O golfe voltou a ser incluído como esporte olímpico nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Até então, só havia participado das Olimpíadas em 1900, em Paris, e em 1904, em St. Louis, nos Estados Unidos.

 

Encyclopædia Britannica, Inc.

 O campo de golfe

O campo, compõe-se geralmente de 9 ou 18 buracos, com comprimentos diferentes uns dos outros, variando o comprimento do somatório dos buracos, entre os 5.500 e os 6.500 metros. Chamamos Tee ou ponto de partida à área donde o jogador bate a primeira tacada de cada buraco.

Golf-course-components.png
tamarack-course-map-1.jpg
  • 1- Tee – área de onde é dada a tacada inicial de cada buraco. Também é como é chamado o pininho onde se coloca a bola no primeiro tiro.

  • 2 -Hazards – “armadilhas” para atrapalhar o jogador, como bancas de areia e lagos.
    3 - Rough – área que circunda o fairway, onde a grama é mais alta e onde geralmente existem árvores e arbustos, dificultando a execução da tacada.
    4 -  Cart path -  ‘estradinha” geralmente pavimentada para uso dos carts elétricos

  • 5 - Bunkers – bancas de areia, que servem para tornar o jogo mais desafiador.
    6  -Hazards – “armadilhas” para atrapalhar o jogador, como bancas de areia e lagos.
    7- Fairway – é a raia principal de cada buraco, onde a grama tem um corte que possibilita boas tacadas.
    8 - Green – área nobre do campo, onde ficam os buracos. A grama é mais rala para que a bola deslize bem.

  • 9- Bandeira -  mostra a localização do buraco no green

  • 10 - Buraco - tem um diâmetro de 10,79 cm (4 1/4 polegadas)

    Um campo de golfe tem algumas áreas especificas de treino-aquecimento:

  • Putting green – área de treino do putting, tacada na qual a bola é rolada até o buraco.
    Driving range – área de treino e aprendizado para tacadas longas e de approach

bottom of page