top of page

Preparação Física

A3409427-F244-42EC-8931-5BA94D4DB249.JPEG

Gabriela Arantes

Graduada em Educação Física e pós graduada em Fisiologia do exercício, 

Certificada pela TPI (Titleist Performance Institute) 

Especializada em prescrição de exercícios para diabéticos

Certificada em treinamento funcional

Empresária, e sócia da academia Tiro Certo Golfe em São Paulo, 

Preparadora física  oficial da Confederação Brasileira de Golfe,

Embaixadora do golfe da Technogym

Colunista da Publicações: Golf Pro Tour Magazine, Golf e Turismo e Revista Viva Digital Espaço saúde do golfista.

7FEBBD2B-1D17-4BD4-9C07-3BFD78F0B777 2.JPEG

Daniela Arantes

Graduada em Educação Física e pós graduada em Musculação e condicionamento físico,

Certificada pela TPI (Titleist Performance Institute) 

Especializada em prescrição de exercícios para diabéticos

Certificada em treinamento funcional

Empresária, e sócia da academia Tiro Certo Golfe em São Paulo, 

Preparadora física  oficial da Confederação Brasileira de Golfe,

Embaixadora do golfe da Technogym

Colunista da Publicações: Golf Pro Tour Magazine,  Golf e Turismo e Revista Viva Digital Espaço saúde do golfista.

tiro certo logo_edited.png

Como muitos esportes, o golfe envolve uma boa quantidade de atividade física. Desde caminhar no campo até carregar sua bolsa e dar as tacada , isso pode exigir muito de uma pessoa. 

O golfe, assim como todos os outros esportes necessita de uma preparação física global (resistência cardiovascular, a força, a flexibilidade e a coordenação de movimentos) e específica (mobilidade, estabilidade, dissociação, força e equilíbrio).

Todo golfista necessita uma base sólida e uma postura coerente para executar as rotações em diferentes planos de movimento, com velocidade e precisão.

A preparação física específica para o golfe trará diversos benefícios tanto dentro como fora de campo: aumento da sua consciência corporal, melhora da mobilidade, estabilidade e equilíbrio, desenvolvimento de força e potência além de aumento da auto estima e qualidade de vida. 

O golfe é um esporte que nos proporciona longevidade, ou seja, podemos praticar até o final das nossas vidas desde que estejamos bem condicionados e com menos chance de lesão. 

Um dos objetivos da preparação física para o golfe sem dúvida é a prevenção de lesões decorrentes de um esporte unilateral, ou seja, que utiliza apenas um dos lados do corpo sobrecarregando o mesmo e criando compensações que são prejudiciais não só para o golfe como para uma qualidade de vida.

Agora, qualquer atleta pode lhe dizer que malhar pode beneficiar seu jogo de golfe, mas como?

 

Abaixo, compartilhamos algumas vantagens sobre como manter sua aptidão física para que você possa adotar um novo programa de exercícios e ter resistência para passar um dia inteiro de golfe e além.

 

Por que a aptidão física é importante para o seu jogo de golfe?

 

O treinamento físico no golfe é valioso, não importa há quanto tempo você esteja no jogo. Aqui estão algumas razões pelas quais o exercício pode beneficiá-lo, juntamente com as coisas que você pode fazer hoje para iniciar sua jornada de condicionamento físico:

 

#1: Prevenir lesões.

O golfe incorpora vários músculos, que tendem a se lesionar se você não tiver o swing certo ou não priorizar sua aptidão física. Você pode ter problemas com a parte inferior das costas, mãos, pulsos, cotovelos, ombros e manguitos rotadores – para citar alguns. Manter uma rotina diária de exercícios pode manter sua forma e músculos fortes, flexíveis e resistentes a lesões.

 

#2: Adicione força e velocidade ao seu swing.

Você exerce força em seu piloto assumindo a forma correta de golfe: girando o corpo, levantando os braços e as mãos no final de seu backswing e voltando para a frente em seu swing para frente. Isso acontece tão rapidamente que você não tem muito tempo para pensar no que está fazendo.

#3: Tenha mais controle sobre o seu swing.

Colocar a bola no buraco em uma única tacada é o sonho de todo golfista. Se você quer acertar suas tacadas, a primeira coisa a fazer é gerar mais controle sobre seu swing. Isso significa permanecer consistente, não colocar todo o seu foco no poder do seu swing e usar os músculos certos.

#4: Reduza a fadiga no campo.

Você sabia que jogar 18 buracos equivale a caminhar cerca de 3 a 6 milhas na maioria dos campos? Adicione colinas, comprimentos de percurso variados e tempo gasto procurando bolas, e seu tempo de caminhada pode se tornar ainda maior.

 

Andar quilômetros e quilômetros durante um jogo de golfe pode cansá-lo rapidamente, especialmente se você não tiver um regime de condicionamento físico. Manter-se em dia com a sua forma física pode dar-lhe a resistência necessária para ultrapassar os 18 buracos – onde quer que o seu jogo de golfe o leve. 

Conclusão

A aptidão física é importante para todos os jogadores de golfe – amadores e profissionais. Estar em boa forma não só pode diminuir sua chance de lesão, mas também pode aumentar seu poder de balanço, fornecer maior controle e diminuir a fadiga. Somos Certificadas  para educar os sobre a biomecânica do swing do golfe e analisar como os golfistas se movimentam.  Se você está pronto para levar seu jogo de golfe para o próximo nível, agende uma aula!

bottom of page